Documentários

O Milagre de Santa Luzia

O Milagre de Santa Luzia é uma viagem pelo Brasil que toca sanfona conduzida pelo saudoso Dominguinhos. Entre encontros acompanhados de muita música e reunindo depoimentos dos mais representativos sanfoneiros brasileiros, o filme faz um mapeamento cultural das diferentes regiões do país onde a sanfona se estabeleceu. 

A película, produzida em 2008, guarda preciosos registros de importantes personalidades da música popular brasileira, como o poeta Patativa do Assaré, Sivuca e Mário Zan, falecidos pouco tempo depois de sua participação no filme.

O documentário, que marca a estreia de Sérgio Roizenblit na direção de um longa-metragem, foi vencedor do Candango de Melhor Trilha Sonora e do Prêmio Vagalume de Melhor Filme no 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Há mais de 30 anos sem viajar de avião, Dominguinhos conduz sua caminhonete pelas diversas regiões onde a sanfona ganhou destaque e onde surgiram seus maiores intérpretes. A série busca compreender o universo do instrumento em cada uma dessas localidades: o nordestino e sua saga de retirante, a partida e o desejo de um dia voltar; o pantaneiro e sua atitude contemplativa, conectada ao tempo da natureza; o gaúcho e sua ode às tradições, o orgulho pela terra natal; e o paulista que, dividido entre a cultura caipira tradicional e o cosmopolitismo da metrópole, cria um estilo no qual todas as tradições estão presentes. A popular sanfona ganha diferentes nomes, conforme a região: acordeão, pé de bode, oito baixos, fole e gaita, entre outros. Musicalmente, o instrumento se caracteriza como capaz de traduzir as mais variadas culturas, seus diferentes povos e tradições.



O Homem que Engarrafava Nuvens

O Homem que Engarrafava Nuvens é um documentário brasileiro lançado em 2009, dirigido por Lírio Ferreira. 

Trata da vida e obra do compositor, poeta, deputado federal e advogado, Humberto Teixeira, também conhecido como o 'Doutor do Baião', criador de clássicos como Kalú, Asa Branca, Assum Preto, Juazeiro e tantos mais e responsável junto a Luiz Gonzaga por uma revolução na música popular brasileira, através da criação do baião. 

Nesse filme, Denise Dummont, a filha de Humberto Teixeira, embarca numa jornada de redescobrimento que nos levará do Ceará à nova York, mapeando suas descobertas enquanto faz um resgate da memória do pai, da paisagem que deu berço à obra, da música, do homem, enfim do Brasil e toda sua complexidade. 

O filme conta com a participação de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethania, Gal Costa, Raimundo Fagner, Belchior, Nonato Luiz, Lenine, Otto, Calé Alencar, Cordel Do Fogo Encantado, Bebel Gilberto, Forró In The Dark, David Byrne, Miho Hatori, Nirez, Muniz Sodré, Cristiano Câmara, etc. 



Patativa do Assaré - Ave Poesia

A vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. 

Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi escolhido como um dos mais importantes cearenses do século XX.

0 comentários:

Postar um comentário